quinta-feira, 11 de abril de 2013

Desvendando afirmação Protestante sobre a Igreja


Afirmação protestante:   a igreja é cada um de nós,o templo é um lugar para se reunirem na mesma fé e assim com o mesmo propósito adorarem a CRISTO.


Minha afirmação:
Dizer que a Igreja somos nós . é a mesma coisa que dizer que o seu dedo é o seu corpo, quando na verdade não é , o dedo só faz parte do seu corpo . contudo  o corpo em sí , este sim , em sua totalidade pode ser chamado de corpo.
Da mesma forma , dizer que a Igreja somos nós é uma incoerência , pois nós formamos a Igreja Edificada em Pedro (Mat;18;16), e não individualmente , pois um só membro do corpo de Cristo não pode ser chamado de Corpo.
Logo ,podemos nos perguntar o que nos torna Igreja? A princípio duas coisas.. Ser batizado, e participar do corpo de Cristo. De que forma? Comungando do seu corpo , que é nos dado na Eucaristia.  Vamos aos textos bíblicos .

Batismo.  I cor. 12. 13.Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito.

Eucaristia:   16. O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo?
17. Uma vez que há um único pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos nós comungamos do mesmo pão.

Conclusão. Nós individualmente , não somos Igreja ,ao menos que estivermos em  Comunhão com o corpo e sangue de Cristo, como nos narra I Corintios.

A questão do templo trata-se de uma simples explicação. 
Existem duas formas de se escrever Igreja, uma é com i minúsculo , outra é com I maiúsculo .
I minúsculo se escreve ao designar Templos ou comunidades . I maiúsculo serve para designar a Igreja como Corpo De Cristo.
O Templo é a Casa de Deus receptáculo daquele que é a Igreja , portanto ao falarmos de Templo ,falamos também de Igreja espiritual, como nos narra I Timóteo 3;15  Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário